A Stellantis e a Samsung SDI anunciam o início da produção de sua fábrica de baterias na cidade de Kokomo, no estado de Indiana (EUA). O complexo será operado em uma joint venture para fabricar células de íon-lítio, que serão usados pelos carros das marcas da Stellantis como Fiat, Jeep, Dodge, Peugeot e Citroën.
Para marcar o início da construção da fábrica, a primeira viga de aço foi assinada pelo prefeito de Kokomo e pela equipe de gerência da joint venture. A viga foi posicionada após o ato. Se tudo seguir como planejado, o complexo, que foi anunciado em maio passado, iniciará a produção de baterias para carros elétricos no 1º trimestre de 2025.
A capacidade anual de produção começará em 23 gigawatt-horas (GWh), embora existam planos para aumentar este valor nos anos seguintes para 33 GWh. Isto aconteceria antes de 2030. Será o suficiente para entregar energia para 300 mil carros elétricos da Stellantis, assumindo que cada um tenha 100 kWh por conjunto de bateria).
A fábrica em si é um projeto significante, fruto de um investimento de US$ 2,5 bilhões (com chances de sofrer um aumento gradual para US$ 3,1 bilhões). Apesar disso, não é um aporte tão grande assim, visto que algumas fábricas chegaram a custar cerca de US$ 5 bilhões.
Por enquanto, a Stellantis não fala nada sobre quais carros receberão as baterias feitas nesta nova fábrica. Acredita-se que abastecerá somente modelos feitos nos Estados Unidos, como Jeep, Chrysler, Dodge e Ram.
Vale lembrar que a Samsung SDI não é a única parceira da Stellantis na produção de baterias. A fabricante também está trabalhando com a LG Energy Solution em um projeto ainda maior, erguendo uma fábrica de 45 GWh no Canadá, prevista para iniciar a operação no 1º trimestre de 2024.
A joint venture da Stellantis e Samsung SDI em detalhes:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Zeekr inicia produção de minivan elétrica antes da estreia oficial
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Stellantis pausa produção do Fiat 500e por baixa demanda